sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

30 antes dos 30

Foto por Heather Ford em Unsplash
Tem hora que a realidade não bate, ela chega de voadora com os dois pés na gente, né? Quando me dei conta que estava prestes a fazer 25 anos comecei a me questionar sobre as escolhas que estou fazendo (ou deixando de fazer), o que eu quero para o meu futuro, para onde estou indo, o que estou deixando de viver... E o resultado disso todo mundo conhece: a crise dos 25 anos. Não vejo isso como algo negativo, pois desde que me toquei sobre isso tenho tentado tomar decisões importantes sobre o rumo que eu quero dar para minha vida e sobre a pessoa que quero me tornar.

E foi num desses momentos de questionamento que eu me deparei com esse guia prático de como lidar com a crise dos 25 anos lá no Indiretas do Bem e foi exatamente o que eu precisava. Depois de ler o post e essas dicas, resolvi fazer o 30 antes dos 30, porque já completei 25 anos (esse ano faço 26!). E é basicamente a mesma coisa: uma lista com 30 metas que eu quero cumprir até o meu aniversário de 30 anos, em 16 de março de 2024.

1 - Ler todos os livros da minha estante: Sério, vamos parar de acumular livros não lidos na estante? Vamos!
2 - Bater a meta de ler 200 livros: A minha meta de leitura é bem mais que 200 livros, mas considerando que leio cerca de 40 livros por ano acho que 200 é uma meta razoável para se ler em 5 anos.
3 - Doar livros que não quero mais ler ou que já li e não quero mais manter na minha estante: Tenho alguns livros na estante que acabei perdendo o interesse e acho que doar é a melhor forma de dar a outras pessoas a oportunidade de se apaixonarem pela leitura. Pretendo separar esses livros e doar para a biblioteca pública ou para algum projeto social.
4 - Destralhar a vida e me livrar de tudo que venho acumulando desnecessariamente (tanto na vida real quanto na virtual): dar uma geral nas gavetas, armários, guarda-roupa, livros, favoritos do navegador, favoritos do Inoreader, quem sigo nas redes sociais, arquivos do desktop e da nuvem... Uma geral MESMO!
5 - Voltar para a faculdade: Eu cresci com a minha mãe falando que eu poderia ser o que eu quisesse na vida, mas que ela exigia que eu fizesse alguma faculdade. Ela nunca teve muitas oportunidades de estudo e só foi terminar o ensino médio depois que eu já tinha uns 6 anos, então estudo sempre foi coisa muito séria na minha casa, e fazer faculdade sempre foi o meu sonho. Eu sempre fui muito curiosa e questionadora e por isso sempre gostei muito de aprender e eu quero muito voltar para a faculdade.
6 - Mudar de curso de graduação: Desde o dia em que tive a minha primeira aula de Biologia no ensino médio eu me encantei pela matéria e decidi ali que era esse o curso que eu faria, isso há 10 anos atrás! 😱 Mas após cursar alguns períodos de Ciências Biológicas fui percebendo que apesar de ser apaixonada pela Biologia eu não me identifico mais tanto assim com os planos que fiz para minha carreira na área da pesquisa científica. Demorei muito tempo para conseguir admitir para mim mesma que o melhor seria mudar de curso, mas isso finalmente aconteceu e agora estou correndo atrás dessa mudança.
7 - Estudar fotografia: Alguns meses atrás apareceu a oportunidade de comprar uma Canon T5i que era meu sonho de consumo, e agora eu quero aprender a usar a câmera para tirar fotos legais aqui pro blog e também para registrar o meu cotidiano.
8 - Voltar a estudar desenho e aquarela: Eu sempre amei desenhar, quando criança essa era uma das minhas atividades favoritas, mas foi em 2014 que eu decidi que iria estudar e me dedicar de verdade, treinava diariamente e foi aí que redescobri uma paixão que eu nem lembrava mais que tinha. Mas a vida foi acontecendo e eu fui me distanciando de tudo que eu gostava, inclusive desenhar... Mas isso é algo que eu quero muito retomar na minha vida, e incluir a aquarela que é outra paixão que eu acabei descobrindo.
9 - Tirar um projeto do papel: Eu tenho tantas ideias, coisas que eu queria fazer. Sinto que meu perfeccionismo me atrapalha às vezes, nem tudo tem que estar 100% perfeito antes de começar, não é mesmo?
10 - Aprender bordado livre: Desde pequena eu sempre amei as artes manuais, me divertia por horas com qualquer coisa que me fizesse exercitar a minha criatividade e é algo que até hoje me deixa muito feliz. Desde que conheci o Clube do Bordado tenho me encantado cada vez mais pelo bordado e é algo que eu quero muito aprender.
11 - Fazer uma tatuagem nova: Fiz a minha primeira tatuagem aos 20 anos (falei dela aqui), mas já faz um tempinho que quero fazer mais uma, até já sei o que fazer e onde. Mas dessa vez quero tatuar com uma mulher e com traços mais delicados, quero muito ter uma arte de uma mina tatuada no meu corpo.
12 - Encontrar o meu estilo pessoal: Acho que essa é uma das metas mais complexas, porque estilo é algo muito relativo, né? Mas algo que sempre me incomodou muito é que eu nunca me identifiquei com as roupas que eu uso, na verdade a minha relação com as roupas é complicada porque sempre foi o que deu ou o que serviu e sei que com um pouco mais de atenção e carinho eu consigo me entender e me encontrar. Mas sei que não vai ser fácil, porque no fundo não se trata apenas de roupas, vai muito além e eu vou ter que olhar para dentro para conseguir expressar externamente quem eu realmente sou.
13 - Aprender a cuidar dos meus cachos e ter um cabelo saudável: Espero muito conseguir concluir essa meta bem antes dos meus 30 porque eu realmente preciso começar a cuidar mais dos meus cachos, coisa que eu nunca soube fazer muito bem.
14 - Pintar o cabelo com cores fantasia (rosa e roxo): Essa é uma das coisas que eu sempre quis fazer, mas nunca tive coragem. A minha maior referência é a Flávia, minha professora de Inglês que acabou virando a diretora do colégio quando eu estava no ensino médio. Ela era a adulta mais descolada e divertida que eu conhecia na época e a convivência com ela moldou muito da minha personalidade, tanto que até hoje quero ter o cabelo como o dela. 😆
15 - Cuidar mais da minha saúde (física e emocional): Tenho deixado a minha saúde de lado durante anos, e essa é uma das principais coisas que quero mudar antes dos 30 anos (espero que BEM antes). Já passou da hora de cuidar de mim da mesma forma que cuido dos outros ao meu redor.
16 - Escrever uma carta para mim mesma para ser aberta depois de 5 anos (aos 30 anos): Essa é uma das metas mais importantes pra mim dessa lista. Sabe aquelas coisas que a gente evita pensar e vai ignorando ao longo do tempo, tentando fingir que elas não existem? Pois o objetivo dessa carta é ser sincera comigo mesma, colocar para fora todos os sentimentos e mágoas que guardo tão lá no fundo que nem eu sou capaz de pensar na existência deles. Chegou a hora de encará-los e enfrentá-los.
17 - Fazer uma reeducação alimentar: Meus exames estão ok, mas quero melhorar a minha alimentação. O objetivo é comer de forma saudável, começar a comer mais legumes e vegetais, mais frutas, mais grãos, beber mais água. Ter mais variedade no meu prato, buscar consumir mais alimentos naturais e diminuir o consumo de ultraprocessados. 
18 - Virar vegetariana: Essa é uma vontade que tenho desde a adolescência e que eu venho adiando até hoje, principalmente por conta da minha família. Eu sou a única que se incomoda com o fato de comermos certos animais, mas considerarmos o cachorro e o gato como da família. Nunca fez muito sentido para mim, mas fui levando. Só que desde que comecei o curso de Ciências Biológicas o questionamento que eu sempre me fazia só fez aumentar. Virou questão de ética: Por que eu quero me tornar uma bióloga, com o objetivo de ajudar a salvar o meio ambiente se eu contribuo diretamente para a indústria da carne que é uma das maiores responsáveis pelo desmatamento e seus impactos ambientais? E mais: Por que eu quero ajudar a resgatar animais em extinção se todo dia eu me alimento de um animal morto? O que torna um animal digno de ser salvo e faz o outro servir apenas como alimento, sendo que eu tenho outras formas de me alimentar? Cada vez mais me faço essas e muitas outras perguntas, e cheguei num ponto em que já não dá mais para ignorar. Eu quero e vou virar vegetariana.
19 - Ter uma vida mais consciente e sustentável: Assim como quero parar de me alimentar de animais, existem outros hábitos que quero mudar. São pequenas atitudes que fazem a diferença, como diminuir a produção de lixo, reduzir o uso de plásticos e descartáveis, comprar de forma mais consciente e somente quando for realmente necessário e sempre que possível de pequenos produtores, entre outras coisas... 
20 - Visitar os pontos turísticos da minha cidade: Sabe aquela história de ser turista na sua própria cidade? A ideia é exatamente essa. Eu amo BH, moro aqui a minha vida inteira, mas conheço muito pouco da história da minha cidade e seus pontos turísticos. Então, bora turistar em BH!
21 - Fazer algo pela primeira vez: Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Nunca é tarde para se fazer algo que sempre quis e quero usar essa meta como incentivo para me jogar em algo novo.
22 - Ter um lugar favorito pra chamar de meu: Sabe aquela sensação de pertencimento a um lugar? De sentir que você pode ir pra qualquer parte do mundo, mas que sempre vai ter um cantinho pra voltar. Um lar. Não sinto isso há muitos anos e quero muito me sentir assim novamente.
23 - Me casar com o Nilton: Estamos juntos há quase 5 anos, noivos há quase 3. Tivemos que adiar nosso casamento por conta de alguns imprevistos, mas esse é um sonho que pretendemos realizar assim que possível.
24 - Ter nossa casinha: Afinal, quem casa quer casa, não é mesmo? Mesmo já morando juntos, queremos muito ter finalmente nossa casinha.
25 - Adotar um gato, ou um cachorro (ou os dois): Quero muito mais um bichinho de estimação, seja gato ou cachorro. 
26 - Ter um ateliê/home office: Eu sempre quis trabalhar de casa, ter o meu próprio negócio e estar mais perto da minha família. E esse é um plano que eu e do Nilton temos já a alguns anos, espero que consigamos realizar o quanto antes.
27 - Lançar a minha marca própria: Essa meta está diretamente relacionada à anterior. Quero ter a minha própria marca e já estou trabalhando para que isso aconteça.
28 Comemorar de forma especial os meus 30 anos, ao lado de pessoas próximas e queridas: 30 anos é uma data muito importante para mim e eu quero comemorar essa data ao lado de quem sempre esteve ao meu lado. Não quero fazer um festão, mas quero fazer algo especial com as pessoas que eu amo.
29 - Ter um filho: Essa talvez seja a única coisa da lista que tem a possibilidade de acontecer depois dos 30. O plano é ter um filho com 30 anos (ou antes), mas sabemos que uma gravidez depende de muitos fatores, alguns deles que não temos controle. Mas não poderia deixar essa meta fora da lista, porque é algo muito sonhado por mim e pelo Nilton.
30 - Fazer um post para cada meta dessa lista que for cumprida: Cada uma dessas metas são muito importantes para mim e quero deixar registrado aqui no blog as que eu conseguir realizar.

Esse post ficará salvo na categoria 30 antes dos 30, assim como os demais posts que farei à medida que for realizando algum item da lista. Pretendo fazer também um post depois de completar 30 anos para falar sobre os resultados.

E você, o que quer fazer antes dos seus 25 ou 30 anos? E se você já fez 25 ou 30, o que você gostaria de ter feito antes de completá-los e o que ainda quer fazer? Diz aí nos comentários! 

    19 comentários:

    1. Olá! Eu fiz essa lista ano passado e já estou bem mais perto dos 30 que vocÊ. Amei a sua lista, eu amo trabalhos manuais, bordado é maravilhoso indico você aprender também vagonite, é lindo e fácil.
      Ter a casa é um sonho né, mas no tempo certo você vai conseguir.
      E, ler todos os livros da estante é um sonho, aqui consegui, estou lendo o ultimo calhamaço rs
      Quanto a virar vegetariana eu também quero isso só que ainda não é o momento pra mim, cada um no seu tempo e melhorar a qualidade de vida é maravilhoso.
      Amei suas metas.
      Beijocas.

      https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Vanessa! Vou anotar a dica do vagonite, obrigada!
        Sim, tudo no seu tempo, o mais importante é trabalhar para realizar o sonho, não é mesmo?
        Ler todos os livros da estante vai ser um processo mais demorado,mas tô focada no meu objetivo porque já estou ficando com pouco espaço em casa. Risos.
        Essa questão da alimentação é muito pessoal mesmo, cada pessoa vive um momento e respeitar seu próprio ritmo é importante.
        Obrigada pelo comentário, abraço!

        Excluir
    2. Eu ainda não fiz uma lista dessas, mas amei a sua. Posso fazer ela junto com vc? Está tão maravilhosa e talvez eu acrescente algumas coisas <3

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Nanna! Que bom que você gostou, claro que pode fazer. Vou adorar ver a sua lista e te acompanhar também!
        Obrigada pelo comentário, abraço!

        Excluir
    3. Oi, Carol. Tudo bem?
      Eu preciso dizer: estou chocada com o tanto que me identifiquei com você. A cada meta que eu lia, eu podia fácil imaginá-la na minha própria lista de 30 antes dos 30. E você ainda por cima é de beagá! Mulher, a gente precisa turistar e aprender novas receitas vegetarianas juntas. Só vamo.
      Abraços,
      Literalize-se

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Gi! Tudo bem sim e com você?
        Incrível isso, não é? Também me identifiquei super com você! Bora fazer esse rolê acontecer, vou amar te conhecer pessoalmente, bater perna por BH e experimentar umas comidinhas vegetarianas! Vamo!
        Obrigada pelo comentário, abraço!

        Excluir
    4. Menina, desejo que você realize cada uma de suas metas. Achei lindo você incluir um filhote nessa lista. Achei uma lista corajosa e bem transparente.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Paula! Obrigada! ♡
        Esse é um sonho muito querido nosso, mas sabemos que ainda não é o momento certo. Enquanto isso vamos realizando outras coisas, não é mesmo?
        Obrigada pelo carinho e pelo comentário. Abraço!

        Excluir
    5. Eu estou apaixonada por essa lista e ao mesmo tempo ela me fez sentir um medinho... Fiz a minha logo que completei 26 e "vence" agora em julho, tá chegando a hora de encarar a verdade e descobrir o que rolou e o que não. Ainda mais nessa vida doida onde nossas prioridade mudam tanto em pouco tempo.

      Mas achei suas metas meeega pé no chão e, sei lá, bonitas também! Todo o foco na sustentabilidade e redução do consumo de carne (também quero um dia parar de vez, mas ainda não consegui) devia ser algo pra TODO MUNDO, né? Antes que nosso planetinha fique ainda mais insustentável, tadinho... Tá certíssima! Também ameeeei a história da sua professora de cabelo colorido porque, olha a coincidência, estou mudando o meu pra uma cor fantasia pela primeira vez e morro de medo de nunca mais conseguir um trabalho legal. Ver o quanto ela te inspirou, num momento em que estou terminando uma pós pra ser professora também, me inspirou do lado de cá. Obrigada!

      E, nossa, também preciso turistar por BH, 'bora montar um grupo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Luly! Dá um medinho mesmo, né? Mas acho que o legal é ter em mente exatamente isso que você disse: as nossas prioridades mudam com o tempo. E também tem as coisas que não podemos controlar... enfim, o mais importante é se divertir no processo.
        Obrigada! Também acho que todo mundo deveria se preocupar, só de reduzir o consumo de carne já ajuda bastante :)
        Fico feliz que você tenha se inspirado, tenho certeza que vai ser a "fessora" mais legal do colégio! Se joga! A gente tem mais é que fazer o que tem vontade, a vida é pra ser vivida, né? E além do mais, é só cabelo, dá pra pintar de novo se preciso. Vou amar ver o resultado dessa transformação e tô torcendo pra você conseguir um emprego de professora num lugar bem legal e que você inspire muitos alunos.
        Amei essa ideia do grupo, bora se juntar pra dar rolê por BH. Vai ser incrível!
        Obrigada pelo comentário, abraço.

        Excluir
    6. Achei lindo suas metas pra antes dos 30. Eu não consigo seguir metas a não ser que elas sejam recentes (tipo metas pra essa semana). Kkkk eu tbm quero ler todos os livros da minha estante!

      Beijos, Gi.
      Blog Dicas da Gi

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Giovanna! Obrigada! Metas a curto prazo são mais fáceis de realizar mesmo, né? As de longo prazo precisam ser bem planejadas para não perdermos o foco e acabar caindo no esquecimento.
        Espero que consiga ler todos os seus livros. :)
        Obrigada pelo comentário, abraço.

        Excluir
    7. Eu tenho 20 anos, mas não sei se conseguiria fazer uma lista dessas. Eu vivo com crise existencial, sei que tenho muito que crescer e amadurecer. Tem algumas coisas aí que me identifiquei muito. Um beijão e boa sorte <3

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi! Não fique mal por se sentir assim, quando eu tinha 20 anos também passei por uma crise existencial pesada. Meu conselho é que você procure ajuda de um profissional, ajuda muito nesse momento em que nos sentimos perdidos na vida. Dá pra fazer acompanhamento pelo SUS mesmo, dá uma olhada no posto de saúde mais perto da sua casa. Isso pode te ajudar.
        Obrigada pelo comentário, fica bem ta? E se precisar conversar tô aqui sempre que quiser. Lá no menu tem a opção de entrar em contato. :) Abraços!

        Excluir
    8. Oi :) Eu adorei a tua lista e como tu listou as coisas, porque todos os itens da tua lista são bem reais e fáceis de realizar, espero poder ler cada post de cada item que tu realizar. Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Nati! Obrigada! A ideia era essa mesmo, fazer uma lista com metas realistas. Também espero conseguir compartilhar aqui no blog conforme for conseguindo realizar minhas metas. Vai ser bem legal ter você por aqui.
        Obrigada pelo comentário, abraço!

        Excluir
    9. Ei, Carol! Nossa, eu também tenho vontade de fazer uma lista dessa, só que para meus 25 anos (ainda faltam alguns anos até lá) só que fico muito ansiosa. Eu adorei sua lista, mudando algumas coisinhas poderia muito bem ser minha. Também queria visitar pontos turísticos de BH (acredita que nunca fui na igrejinha da Pampulha?), tem tanta coisa legal por aqui que a gente nem sabe. Como eu já te disse, temos bastante coisas em comum e, lendo o post, descobri mais duas: bordado livre e aquarela (já pratico as duas coisas mas preciso treinar mais). Eu já sou vegetariana e, sim, é complicado a questão da família mas se você quer uma dica, não deixe suas decisões serem afetadas por outras pessoas ou nunca mudará nada em sua vida!

      Enfim, espero que consiga atingir todos os objetivos e, que aos 30, tenha riscado todos os itens da lista e tenha, também, aprendido algo com cada um deles. Bos sorte!

      Au revoir ♡
      Tecer Flores e Cheirar Livros

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Polyana! É uma forma bem legal de se organizar, mas precisa ser divertido sabe? Fazer com aquela pressão de ter que realizar TODAS as metas até o fim do prazo não rola, acaba fazendo mais mal do que bem. Olha aí! Mais uma mineira que tem vontade de conhecer mais de BH, bora sair todo mundo então!
        AAAA! Que legal! Temos muitas coisas em comum mesmo, eu tô começando a me aventurar pela aquarela, mas já tô amando. É maravilhoso, né? E eu tô querendo muito me jogar no bordado livre, já quero algumas dicas!
        A questão do peso da família no vegetarianismo já me incomodou muito, mas agora estou focada em seguir meu coração e depois que conversei mais abertamente com eles estou tendo apoio nesse novo estilo de vida. Só de respeitarem a minha decisão, já valeu.
        Obrigada pelo comentário, abraço!

        Excluir
    10. Eu fico me imaginando passando por essas crises. Não sei como vou estar, nem como vou ligar. Eu acabei de fazer 20 anos e ainda é tão doido pensar que um número a mais de dá um status que talvez você não queira.
      Enfim, espero que consiga lidar da melhor forma possível com essa fase, e que todas as suas 30 coisas se realizem <3

      ResponderExcluir

    Obrigada pela visita. Deixe um comentário para alegrar o meu dia! Sugestões e opiniões são sempre bem vindas, mas spams e mensagens ofensivas não serão aprovadas. Se você também tem um blog, deixa o link no seu comentário! Vou adorar visitar o seu cantinho e deixar um comentário também! AH! E não esquece de ativar o "notifique-me" para ser avisado quando seu comentário for respondido!

    © Pequeno Unicórnio – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in