Destaques

Newsletter

5.10.19

Finalmente resolvi fazer a minha TBR Book Jar

Chega uma hora em que é preciso reconhecer que passamos dos limites, não é mesmo? E cá estou eu constatando que tenho mais livros não lidos na minha estante do que livros lidos e confesso que fiquei um pouco assustada com isso.

Estou cansada de olhar pra minha estante e pro meu Kindle e ver tantos livros que quero ler lá parados, uns até esquecidos. E mesmo usando o Skoob e mantendo a meta de leitura para me organizar eu percebi que só isso não era o bastante. Então, depois de perder muito tempo enrolada com tantos livros para ler e sem saber por onde começar, decidi fazer a minha TBR Book Jar.

Mas o que é uma TBR Book Jar?

Foto: Mi Libreto Rosa

A TBR Book Jar é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que traduzida para o português corresponde à lista de livros para ler, e as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Então, TBR Book Jar nada mais é do que um pote (ou qualquer recipiente) onde você coloca papeizinhos com os nomes de todos os livros não lidos da sua estante e vai sorteando qual você vai ler.

Percebi que eu, como futura bióloga e amante da natureza, não estava levando uma vida coerente com o que eu acredito e isso me fez questionar a minha relação com o meio ambiente e eu senti uma necessidade enorme de ter uma vida mais sustentável e consciente.

Já faz algum tempo que estou tentando consumir livros com mais consciência, reduzindo a quantidade de livros físicos que tenho e mantendo apenas livros que de alguma forma representam algo para mim. Pensando nisso adquiri um Kindle e passei a ler mais ebooks, mas justamente pela facilidade que é poder carregar milhares de livros em apenas um lugar, isso acabou saindo do controle e além de ter aumentado imensamente os meus gastos com livros (leia-se promoções da Amazon!) também TRIPLICOU a minha lista de livros não lidos. E é aí que entra a TBR Book Jar, porque ela vai me forçar a ler os livros que já estão acumulados aqui em casa antes de adquirir novos.

As únicas regras são:
  1. Não coloque livros que você não possui, afinal o propósito aqui é diminuir a lista de livros não lidos e não aumentá-la.
  2. Se comprar mais livros, adicione os seus nomes ao pote.
  3. Não coloque livros de amigos.
  4. Não trapaceie! Se você pegou um livro e queria ler outro, dê uma chance ao livro sorteado, afinal teve algum motivo que fez você querer lê-lo, não é mesmo? Sem falar que a única pessoa que você engana fazendo isso é você mesmo!
  5. Não coloque livros que possuem prazo de leitura, afinal trata-se de um sorteio que vai determinar qual livro será lido e se você tem parceria com editoras e autores ou pega livros na biblioteca pública, por exemplo, não há como controlar qual livro será sorteado.
  6. Se pegar uma continuação de uma série, sem ter lido o livro anterior, leia o primeiro livro da série e devolva o nome da continuação ao pote.

Adicionando as minhas próprias regras:
  1. Irei sortear pelo menos um livro por mês 
  2. Desapegar! Se a leitura não estiver me agradando e eu decidir parar de ler o livro, irei passá-lo adiante dando de presente para alguém, doando para a biblioteca pública ou sorteando aqui no blog.

Como tenho muitos livros não lidos (cof cof 117 livros físicos e 1404 ebooks no Kindle cof cof) ainda estou escrevendo os nomes dos livros nos papeizinhos para a minha TBR, então quando terminar faço um post mostrando como ficou. 😆
Obs: Esse post foi feito originalmente em 09/08/2017 no meu finado blog Ei Carol e estou repostando para não perder esse conteúdo, pois é importante para mim.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, deixe um comentário para alegrar o meu dia! Sugestões e opiniões são sempre bem vindas, mas spams e mensagens ofensivas não serão aprovadas. Se você também tem um blog, deixa o link no seu comentário! Vou adorar visitar o seu cantinho e deixar um comentário também! AH! E não esquece de ativar o "notifique-me" para ser avisado quando seu comentário for respondido!

Instagram @queridoafeto

© Pequeno Unicórnio – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in